quinta-feira, 16 de junho de 2016

Texto de Comemoração do 5º Aniversário do Site Gente Aficionada


"Há exatamente 5 anos (2011) é criado o grupo “Gente Aficionada” numa página de Facebook com o objetivo de divulgar algumas fotografias tiradas em Festas Taurinas. Logo de início Sérgio Carrilho se juntou ao projeto como fotógrafo e coordenador da página. Os meios utilizados para fotografar ainda eram muito básicos e de fraca qualidade, mas mesmo assim decidimos, nesse mesmo ano, criar o Blog Gente Aficionada. Com a ajuda dos colegas do Blog Aficionados da Moita começámos a dar os primeiros nesta plataforma.
Após o primeiro ano houve a necessidade de aumentar o “grupo de trabalho” e foi aí, no mês de Maio e Agosto, que se juntaram à equipa os fotógrafos Diogo Nora e Eduardo Oliveira, respetivamente. Foi principalmente com eles e também com outros colaboradores que começámos a ter mais quantidade de reportagens fotográficas e a cobrir um maior número de eventos taurinos.
No mês 6 do ano de 2013 após uma conversa em Benavente, junta-se ao Blog o cameraman Joaquim Correia, que traz a emoção das Largadas através de vídeos.

Nesta altura os meios para fotografar já eram melhores e as reportagens já eram diferentes (para melhor) das realizadas inicialmente, mas havia sempre uma vontade de fazer melhor que com o tempo foi aumentando.
Em Maio de 2014 começámos a publicar as primeiras reportagens do fotógrafo Ricardo Barradas que nos trouxe também uma nova visão sobre a fotografia taurina de rua.
Nesse mesmo ano, em Setembro, conseguimos tornar-nos o primeiro Site de Eventos Taurinos de Rua com o link www.genteaficionada.com. A partir daí a responsabilidades foram ainda maiores e então delineámos logo que “quantidade não é qualidade” e assim a seleção das fotografias para publicarmos passou a ser mais “apertada” e começámos a deixar a “palha” para os animais e não para encher as nossas reportagens.
Desde aí até ao presente ano, foi sempre de melhoria por parte de todos os membros do Site, melhores fotografias, melhor material fotográfico, melhores ângulos,… e, também por isso, no passado mês de Maio chegámos às bancas nacionais através do Jornal Olé, onde divulgamos a Tauromaquia Popular com uma secção reservada no jornal para o efeito. 
Hoje dia 16 de Junho de 2016, em nome próprio digo que as horas passadas tanto nas largadas, nas viagens, no computador, valeram a pena e estou muito orgulhoso do grupo de trabalho criado. Após estes 5 anos o objetivo foi sempre tornar o Site Gente Aficionada na referência da fotografia de eventos taurinos de rua e penso que as provas estão dadas e que conseguimos atingir esse objetivo. Agora é continuar a trabalhar e a melhorar, pois só assim novas oportunidades surgirão. 
Agradecimento especial a todos os fotógrafos que se encontram no ativo e a todos os colaboradores que passaram por este projeto, agradecimento também ao

Jornal tauromáquico Olé que apostou em nós como promotores dos festejos taurinos de rua, em Portugal. 
Termino com uma frase de Isaac L. Peretz: “O tempo é mudança, transformação, evolução”.

Nuno Amaro, gestor do Site Gente Aficionada"




Sem comentários:

Enviar um comentário