segunda-feira, 23 de maio de 2016

Exposição sobre largadas de toiros em praia fluvial

"“Touro ao Tejo” é o nome da exposição de Marcos Fernandes que está patente na Casa-estúdio Carlos Relvas, na Golegã, até ao próximo dia 31 de agosto.
A mostra, composta por 18 imagens, relata as tradicionais largadas de touros na praia fluvial do Rosário durante a festa anual em honra de Nossa Senhora do Rosário, no concelho da Moita, que este jornalista e fotógrafo registou ao longo de três anos.

“As fotografias de Marcos Fernandes são clássicas, feitas a partir de negativos a preto-e-branco, e ampliadas tradicionalmente”, sendo uma “série de imagens venceu o Performance Award nos Humanity Photo Awards 2015, organizado pela China Folklore Photographic Association com o apoio da UNESCO”, explica uma nota de imprensa da Câmara da Golegã.
“As fotografias mostram jovens a desafiar touros, homens suspensos nas cercas que confinam a arena, fintas arriscadas aos animais, tudo no sui generis terreno que é uma praia do Tejo”, acrescenta a mesma nota, onde se explica que “há momentos calmos, com o touro a contemplar os espectadores, e pontos altos, como pegas ou a coragem de quem salta para o dorso do animal”.
Para além das largadas, a Festa em Honra de Nossa Senhora do Rosário é conhecida pelo Uga Uga, uma dança em que populares desfilam pelas ruas de braço dado."

Fonte: Rede Regional

Sem comentários:

Enviar um comentário